26 de janeiro de 2009

Assisti novamente à tomada de posse do 44º presidente dos EUA. O país tem uma democracia, para o bem e para o mal, absolutamente fascinante. Desde mecanismos únicos de democracia participativa com os congressistas, senadores ou ao nível estatal à capacidade de mobilizar a população em torno de ideais, conservadores ou progressistas, como aconteceu com Obama. O novo presidente não vai alcançar tudo o que esperam dele, porém algo vai mudar e já começou com Guantanamo. A curto prazo, a durabilidade da crise económica, principalmente, e a continuidade do conflito crónico na faixa de Gaza dependerão, em grande medida, das opções políticas de Obama.
Estou expectante em relação à tão propalada preferência pelo multilateralismo, apesar do conceito ser suficientemente lato. Julgo que assistiremos a uma espécie de détènte ainda mais criativa que não ponha em causa a evidente liderança do país na ordem mundial. Constatação que considera todas as esferas do poder e apesar da emergência de novas potências estatais, regionais ou potenciais coligações. Obama não provocará guerras preeemptivas ou preventivas, mas a necessidade de manter o papel de liderança dos EUA não ficou de fora do discurso de tomada de posse. Serão os isqueiros de Obama, made in China, vendidos nas ruas do país o primeiro sinal visível do seu multilateralismo?

2 comentários:

Anónimo disse...

Devo dizer meu caro, que tenho grandes expectativas com a presidencia do Sr Barak Obama. E se em Portugal fosse feito o que ele começou a fazer nos EUA para combater a crise, penso que os politicos e principalmente o nosso Governo, dariam um sinal que eles estão preocupados com a crise e esta também deve passar por eles. O conelamento dos salarios dos acessores do Presidente deveria ser seguido pelo nosso pais. Isso é ser de esquerda, é tirar o que é nosso e distribuir pelos outros. Eu não digo que se congele os salários dos senhores, mas que se lhes corte em 20%, e eles ainda vivem bem.

Grande abraço e continua

João Silva

Joana Pinto disse...

Tenho muitas expectativas também!Acredito que "nós(todos)podemos"!