28 de junho de 2009

Guru na área da transformação organizacional aconselha Obama

Don Tapscott

Obama should look to Portugal on how to fix schools



President Obama already knows that the nation’s schools are failing a large number of young Americans. One-third of all students drop out before finishing high school. It’s a terrible record, and it’s even worse in inner city public schools, where only half of blacks and Hispanics graduate from school. This is not a legacy that would make anyone proud: More young Americans on a proportionate basis drop out of school today than at any other time in our history.

(ver mais)

5 comentários:

Cristina disse...

Este ano, em virtude de ser professora de Inglês nas AEC, presenciei o processo do Magalhães. Claro que o exemplo referido no artigo não acontece em todas as escolas, porque nada é completamente perfeito, mas a importância da medida não pode ser negada. Vêmos alunos e alunas com vontade de aprender, crianças com pais quase analfabetos a aprender como se "acende" e "apaga" o computador, a aceder à Internet e provar um pouco daquilo que essa ferramenta permite,a trabalhar no word... Enfim, se calhar, para algumas pessoas isto pode não ser importante, mas é. O mais triste neste processo é a resistência das pessoas. Das pessoas em geral, porque tudo o que o governo faz é mau, e dos professores, porque nao gostam da Ministra. A maior parte dos professores do 1º ciclo não tira partido do Magalhães porque não sabem lidar com computadores. E não querem aprender, é mais cómodo dizer que "ainda não tivemos formação e não há tomadas para carregar as baterias todas". E só facto de docentes analfabetos nas novas tecnologias existirem mostra a necessidade e importancia da medida.
No entanto, a crítica que mais me choca pela hipocrisia que revela é a de que o Magalhães só serve "para os miúdos jogarem". Isto dito por pais que não se interessam pelo que os filhos estão a ver na televisão, nem os jogos que jogam na playstation. Sim, porque me parece que jogar GTA aos 6 anos faz mal, e aí, quero crer que a culpa não é do Governo.

Bárbara Quaresma disse...

É realmente verdade, tal como nos diz o comentário anterior, que muitos dos professores do 1º ciclo não sabem lidar com computadores, daí não aproveitarem as potencialidades do Magalhães.

É também verdade que o contacto com computadores deve começar bem cedo, mas bastava para isso equipar as escolas com mais computadores, e não propriamente dar um a cada aluno.

Só acho que é um bocado ridícula toda esta campanha em torno do Magalhães quando ainda há crianças sem o material escolar mais básico... E são tantas!

O governo deveria dar, antes de mais nada, os lápis, as canetas, os cadernos, os manuais aos alunos. Depois disso, sim, passar-se-ia para computadores...

Mas, claro, "oferecer" computadores aos meninos chama muito mais a atenção do que oferecer um manual de Língua Portuguesa, por exemplo.

Bruno Julião disse...

"...o contacto com computadores deve começar bem cedo, mas bastava para isso equipar as escolas com mais computadores, e não propriamente dar um a cada aluno.". Porquê, Bárbara? Foram caros? Não entendo, pá.

Caso o Estado conheça as condições económicas das famílias, os abonos servem precisamente para pagar lápis, as canetas e os cadernos.

Quanto aos manuais, concordo. Sou favorável à criação de um sistema de empréstimos, de forma a permitir a gratuitidade dos mesmos.

Acho bem que haja uma "campanha" em torno do Magalhães. Acho bem que meninos pobres tenham um computador. Não há demagogia, argumentos e partidarices que ponham em causa esta medida! Não há resistências inocentes...Os professores, só porque não gostam da Ministra da Educação, não podem deixar de gostar do Magalhães e tentar sempre arranjar coisinhas rebuscadas contra esta grande medida.

Bárbara Quaresma disse...

É como disse, Bruno... Na minha opinião, há prioridades. E não me venhas com essa história dos abonos porque todos nós sabemos que essas quantias não dão para o material que actualmente é exigido na escola...

Dar um Magalhães a um aluno que nem sequer tem cadernos para todas as disciplinas é o mesmo que dar um casaco de pele a um sem-abrigo que nem uma camisola tem para vestir.

Mas eu entendo o governo: o Magalhães cria muito mais "fogo de vista", e pode ser que resultem daí mais alguns votos.

Podiam era ter tido a preocupação de os entregar todos de uma vez numa determinada escola... Mas vão chegando aos bocadinhos! Porque as crianças não são todas iguais...

Pudim disse...

As bolsas para material escolar, nos escaloes maximos do abono de familia, podem atingir os 170 euros, nos cursos profissionais co-financiados. Na escola em que trabalho, e noutras que conheco, existe um sistema de emprestimo de livros dos alunos de um ano para o outro. Os computadores magalhaes, progressivamente ao servico de todos os alunos do primeiro ciclo, sao um recurso pedagogico fortissimo para a aprendizagem transversal dos programas. Ainda bem que quem esta fora reconhece o exemplo portugues.