6 de novembro de 2008

Pedalar na Bélgica

A Bélgica, afinal, não é amorfa e desinteressante como julgava. Visitei apenas algumas cidades de referência: Bruxelas, Brugge e Gent têm o seu charme, mas ainda me falta, por exemplo, Antuérpia. Viajar é definitivamente viver a sério. Aprendi mais um estilo de vida: está frio, mas ninguém anda com gripe, apesar das radicais mudanças de temperatura do interior dos edifícios para o exterior… há sempre um cabide na casa de banho para pousar os casacos e também não se vê a luz do sol a rasgar o tecto de nuvens cinzentas, e com efeito, gastam mais dinheiro em electricidade (aquecimento e luz); as ruas e as pessoas falam várias línguas e são simpáticas e objectivas a dar indicações; as catedrais, palácio real ou da justiça são sempre construções sumptuosas; a Grand Place - património da humanidade - é grandiosa e à sua volta há intensa actividade turística; há muitos chocolates; os cafés e restaurantes são interessantes do ponto de vista do seu tradicional requinte arquitectónico; as casas típicas têm várias cores, com telhados bastante inclinados e muito tijolo; as ruas estão ordenadas de forma a haver espaço para charretes de cavalos circularem; nos canais passeiam os barcos; Bruxelas combina bem a modernidade com a tradição mas é, diga-se também, uma cidade com demasiado lixo acumulado…

Saliento sobretudo um hábito que decorre das políticas de ordenamento urbanístico, ambientais e turísticas: o uso das bicicletas. Os percursos urbanos para ciclistas rareiam em Portugal. Há cidades com condições para adoptar um modelo de vida que favorece a despoluição, o fluxo do tráfego, o charme das cidades, a diversificação de serviços turísticos e até a condição física do transeunte ou do condutor de veículos a motor. Os ciclistas urbanos são muito respeitados nas ruas das cidades belgas e as bicicletas são…mesmo muitas. Informaram-me que ao contrário do que acontece na China, continuam a aumentar. Julgo que a AR e o Governo podiam interessar-se a sério e produzir medidas de apoio à construção de ciclovias, particularmente nas cidades.

3 comentários:

Anónimo disse...

E é com encanto que também li a tua aventura por terras belgas!!!

Não conheço a Bélgica, mas para o ano está nos meus planos de viagem.

É bom viajar, não é? É das melhores coisas do mundo! E para mim, é a minha droga!

Aposto que na próxima vez que estivermos juntos, havemos de falar durante horas para partilhar as nossas aventuras!!!


Beijinhos,
Patrícia a Valente

Bruno Julião disse...

Está combinado. No Toca Aqui...

Joana Pinto disse...

Hum, gostei particularmente da parte do chocolate...Estou a abrincar, ams também a revelar um pecado meu...
Adorava visitar a Bélgica! A descrição do lixo não me caíu muito bem, mas acho que o resto supera bem esse ponto mau.
Quanto às bicicletas...aqui em Coimbra só se for nos campos do Mondego, porque ir da beira-rio a Celas...Bolas!Só em alta competição! Aí, em Aveiro, 'tá-se melhor!