19 de novembro de 2008

Democracia? Suspenda-se

(continuação do meu post de 10 de Novembro)
"Eu não acredito em reformas, quando se está em democracia [pausa]. Quando não se está em democracia é outra conversa, eu digo como é que é e faz-se [pausa]. E até não sei se a certa altura não é bom haver seis meses sem democracia, mete-se tudo na ordem e depois então venha a democracia."

Este tipo de discurso e respectivas desculpabilizações, digo, releituras faz-me lembrar a forma como insultamos o “outro” de forma velada, em tom irónico-humorístico e depois dizemos: “Desculpa(e), foi a brincar…!!”. Penso que era mais fácil para o PSD dizer que a frase tinha sido infeliz do que andar a tentar arranjar desculpas. Até porque quem vê na televisão as declarações de Manuela Ferreira Leite não vê nela ponta de ironia. Ela quis dizer exactamente o que disse, sem resquício de ironia. MFL, como habitualmente, só não percebeu o alcance das suas palavras. Oiçam bem... Depois vejam a atrapalhação para dar a volta quando percebeu o que tinha dito...

Se estiver errado e “a coisa” foi dita de modo irónico, os assessores e amigos chegados de MFL que lhe peçam para nunca mais tentar ironizar. A sua permanente cara-de-pau fez com que se lhe colasse a imagem de alguém incapaz de manipular as regras do humor. As palavras de MFL são, convenhamos, com ironia ou sem ironia, manifestamente infelizes.

Mas MFL disse também “Eu não acredito em reformas, quando se está em democracia”. É aquilo que tenho vindo a defender sobre MFL – o programa política do PSD é fazer nada. Eu de facto não encontro explicação para quem ainda acredita que com MFL o país pode vir a melhorar. Em apenas uma semana, a senhora voltou a mostrar quem é. Primeiro foi o apetite pelo controlo dos alinhamentos dos jornais televisivos; ontem foi a história da pausa democrática. Vão ver que ainda há-de sair algo do género: «Aos blogues não devia ser permitida a escolha dos posts que vão publicar».

Sem comentários: