27 de outubro de 2008

COOPERAÇÃO (?) ESTRATÉGICA

Freitas do Amaral afirmou, hoje, cheio de inveja, no lançamento do seu novo livro o seguinte: «Todos sabemos que há divergências, algumas bem actuais, mas na relação entre o Presidente da República e o primeiro-ministro procura-se manter uma relação e uma cooperação institucional».

Houve um detalhe, ao qual não deram a devida atenção, nas declarações do Presidente da República, prévias ao veto político do Estatuto dos Açores de hoje e após declarações de José Sócrates que corroboraram a ideia da existência de uma pax institucional. Cavaco Silva afirmou, com porte autoritário, que as boas relações entre os vários órgãos de soberania dependem de uma relação LEAL entre os mesmos. Pois, quem tem de ser leal e forçosamente subalterno? A posição mais cómoda será a da figura número um da nação – o Presidente da República, aquele “de todos os portugueses”.
A inevitável fraqueza da falhada “cooperação estratégica” é ideológica. Alguns vetos (que foram: o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, o regime jurídico do Divórcio, a lei orgânica da GNR, o estatuto dos jornalistas, o diploma sobre a responsabilidade civil extracontratual do Estado e a lei da paridade) encerram divergências de natureza politico-ideológica e, há quem diga, eleitoralista.

Portanto, Cooperação até tem havido, ocasionalmente, mas penso que a única coisa que é Estratégica nisto é, indelevelmente, o futuro das pessoas envolvidas e dos grupos que elas naturalmente representam…

2 comentários:

Pudim disse...

Grande Bruno Julião, vim desaguar no teu blogue! A julgar pelo que li, não me admira que um dia estejas sentado em frente a Maria Flor Pedroso, comentando os mais variados assuntos da actualidade política. Ou então que faças parte do trio de ataque. Quer num, quer noutro, o sucesso está garantido. Grande abraço!

Bruno Julião disse...

Ah, o Trio de Ataque, esse ex-libris da tv... mais credível que a actriz (e pelo que ouvi dizer, jornalista também) Maria Flor Pedroso. Volta sempre, caríssimo.